Fotoshop é um editor de imagens online, gratuito e em português, o qual permite ajustar fotografias de forma a deixá-las um pouco diferentes do tradicional e com ares profissionais.fotoshop

O serviço tem como base o famoso Pixlr, trazendo familiaridade para quem já usou a ferramenta. Com a interface organizada, o Fotoshop possui o estilo de divisão comumente utilizado por outros softwares de edição de fotos, com o diferencial de dispor de ferramentas que poucos editores gratuitos possuem, o que o torna concorrente de ferramentas profissionais, como o Adobe Photoshop.

O fato de ele ser completamente online também é outra vantagem, pois possibilita o seu uso em qualquer lugar e em qualquer máquina, além do fato de que ele consome uma quantidade pequena de recursos do computador, evitando lentidões ou travamento durante o processo de edição de uma imagem – algo que não ocorre com muitos programas da categoria.

Além disso, o aplicativo traz as ferramentas simples de um editor, além de filtros, efeitos, controles de cor e uma grande variedade de pincéis. Outro ponto forte do programa é que ele possui suporte a camadas, algo que também não é muito comum em ferramentas gratuitas. Para quem está habituado ao uso do Adobe Photoshop, ele possui suporte a grande parte dos atalhos de teclado dessa ferramenta.

Os Recursos do Fotoshop

fotoshop online

  • Barra de ferramentas – Localizada na parte direita da tela, dispõem das funcionalidades de desenho tradicionais de editores de imagens, como spray, pincel, lápis, varinha mágica, extração de cor, função de preenchimento, texto, seleções variadas, recortes, entre outras. Da mesma forma, ele suporta as funções de copiar e colar;
  • Camadas – Recurso do menu na pare superior da tela, possibilita a aplicação de camadas, as quais são usadas para realizar tarefas como a composição de várias imagens, adição de texto em uma imagem ou adição de formas de vetores gráficos. Você pode aplicar um estilo de camada para adicionar um efeito especial como uma sombra projetada ou um brilho. Esta seção oferece praticamente todos os recursos do mesma opção do Photoshop.
  • Ajustes – Permite configurar os níveis de brilho/contraste, matriz/saturação, cores e exposição de luz, além da aplicação de alguns filtros como sépia, inversão de cores ou colorir a imagem com uma única cor.
  • Filtros – Oferece vários efeitos de filtros, desde aqueles que alteram a cor da imagem até outros com efeitos como desfoque, pixelizar, caleidoscópio e mudança de inclinação. Todos os efeitos podem ter sua intensidade controlada, favorecendo a personalização da imagem.

Fotoshop x Pixlr Editor

Os editores de foto possuem a mesma base, portanto, a disponibilidade de ferramentas são iguais. A única diferença entre os dois editores de imagem é a publicidade presente no Fotoshop, a qual não existe no Pixlr.

No entanto, a vantagem do Fotoshop sobre o Pixlr é que seu redirecionamento para a página do editor é instantânea, quanto no Pixlr, primeiro há o contanto com a página principal que oferece os três editores de foto desta plataforma, para, posteriormente, conectar-se à página de edição do Pixlr Editor.